Siga-nos

Blog

Cinco fatores de longevidade

data18 de julho de 2018
autoradmin

 

Através de estudos iniciados nos anos 2000 pesquisadores mapearam cinco regiões ao redor do mundo que apesar de culturas diferentes possuem em comum a longevidade de sua população. Estas regiões foram denominadas de Blue Zones, e são: a ilha de Ikaria na Grécia, Okinawa no Japão, a península de Nicoya na Costa Rica e a aldeia de Loma Linda, no sul da Califórnia.

Nestes lugares muitas pessoas vivem mais de 100 anos longe de doenças crônicas comuns na maior parte do mundo. Desfrutam de saúde, felicidade e bem-estar muito acima da média mundial. Observando o estilo de vida destas pessoas identifica-se alguns fatores que estão associados a esta longevidade:

Alimentação Saudável – a alimentação das pessoas mais longevas do planeta é baseada em alimentos vegetais íntegros: frutas, vegetais, cereais, leguminosas, tofu, oleaginosas e sementes. Consomem pouca ou nenhuma carne vermelha, priorizando o consumo de leguminosas como feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja – que são ótimas fontes de proteína vegetal.

Atividade Física – são comunidades que vivem mais próximas à natureza, o que naturalmente estimula os movimentos como caminhar, cultivar a terra, subir montanhas, irem a pé para o trabalho, entre outras atividades físicas.

Confiança em Deus – a maioria das pessoas destas regiões participam de alguma comunidade baseada na religiosidade e na fé, e praticam mais ou menos ativamente atividades ligadas a suas crenças.

Repouso/Sono/Descanso – as pessoas mais velhas do mundo desaceleram. Tiram minutos do seu dia para relaxar, descansar a mente, dormir, se concentrar nas refeições e se conectar com algo maior que acreditam no universo.

Convívio Social – nas regiões mais longevas do planeta há um forte senso de comunidade, sólidas redes de apoio social fundamentadas no companheirismo e suporte familiar.

O jornalista Dan Buettner, autor do livro intitulado The Blue Zones dedicado a analisar estas regiões, conclui que apenas 20% do tempo que vivemos é determinado por nossos genes os 80% restantes são conquistados pelo nosso estilo de vida. Podemos viver mais e melhor colocando em prática a experiência da população das Blue Zones.

Tags:
Comente abaixo sobre a matéria
Whatsapp
© SÊNIOR SAÚDE 360° . Todos os direitos reservados.