Siga-nos

Blog

“Diálogo com o Tempo” – 05 reflexões

data23 de julho de 2018
autorSenior Saúde

Nesse final de semana visitamos a exposição Diálogo com o tempo. A exposição em exibição no espaço Unibes Cultural na capital paulista, propõe de uma forma educativa e divertida uma reflexão a respeito de questões relacionadas ao envelhecimento. Dessa experiência compartilharemos 05 reflexões:
1  – Todos estamos envelhecendo –  Embora em algumas fases como na infância e adolescência as marcas do tempo não sejam tão evidentes, como menciona de forma bem humorada o guia da exposição aos 78 anos saudável e ativo, “os estudiosos constataram que todos envelhecemos um dia a cada 24h”.
2 – Envelhecer é construir a sua história – Ao envelhecermos vamos construindo uma história rica e única; nossas experiências, atitudes, hábitos e relacionamentos constroem o que não deve ser um drama, mas uma aventura digna de um final feliz. Cada idoso deve ter sua singularidade respeitada e valorizada.
3 – Desafios do envelhecimento – Envelhecer não é sinônimo de doença, porém trás consigo alterações físicas, audiovisuais e cognitivas que tornam a realização das atividades de vida diária mais difíceis e desafiadoras, progressivamente podemos necessitar da tecnologia e até mesmo de cuidados de familiares e/ou profissionalizados para a manutenção de nossa funcionalidade e qualidade de vida.
4 – Para além da estatística – Com avanço da expectativa de vida e a redução da taxa de natalidade o percentual de idosos aumentará significativamente nos próximos anos, a população idosa brasileira pulará dos 12% atuais, para 30% da população total no ano 2050. Mais do que um número esses 30% nos representam, todos nós os adultos de hoje seremos a população idosa de então, isso significa que o estilo de vida que adotamos hoje determinará a qualidade de vida da população idosa de 2050.
5 – Nunca é tarde – “Uma longevidade sadia e positiva é uma questão de preparação.” Seja qual for a idade que tenhamos ainda estamos envelhecendo e a adoção de hábitos saudáveis como atividade física, boa alimentação, relacionamentos sociais produtivos, redução dos níveis de estresse entre outros contribuirão para que tenhamos um envelhecer mais saudável.

Convido você a se possível visitar a exposição que ainda está ocorrendo, mas se não for possível, reflita sobre o seu próprio envelhecimento e como nós (indivíduos, sociedade e estado) podemos contribuir para o envelhecimento da população brasileira.

Tags:
Comente abaixo sobre a matéria
Whatsapp
© SÊNIOR SAÚDE 360° . Todos os direitos reservados.